quinta-feira, julho 07, 2011

O beabá do banho



Apesar de ser um momento de preocupaçoes, os primeiros banhos a mamãe nunca esquece.
Quando se é mãe de primeira viagem é necessário saber algumas coisas que são são essenciais para o banho do bebê. As dúvidas mais comum no que diz respeito a esse assunto são como segurar o bebê, qual o melhor cosmético a ser utilizado para a segurança e conforto, quais são os movimentos mais adequados, etc.Então vamos direto ao assunto:afinal quais são as dicas para obter sucesso nesse primeiro contato de troca de carinho entre mãe e filho?


*Para os bebês o banho é um momento único, uma espécie de terapia, pois eles já estão acostumados a ficar dentro da água, pois afinal passaram 9 meses dentro da barriga da mãe, que fornecia à ele um ambiente quentinho. 

*A necessidade de mais de um banho diário se dá ao fato de normalmente as crianças se sujam, urinam e secretam constantemente, por isso o ideal é limpá-las para que não machuque a criança começando a incomodá-la. Os melhores produtos são aqueles à base de glicerina hipoalérgico, pois protegem a pele sensível do bebê contra possíveis irritações.

*A água do banho deve ser preparado a uma temperatura aproximada de 37°C, é importante testar antes, o horário ideal está entre 10 e 15 horas e nunca após as mamadas, um fator importante nesse momento é não deixar que nenhuma corrente de ar passe pelo ambiente para não provocar choque térmico que pode ocasionar sérias complicações. 

*As unhas da mamãe ou da pessoa que for dar o banho devem estar sempre curtas e limpas. Jamais deixe o bebê sozinho na banheira ou no trocador, por isso antes de começar o banho, deixe tudo que for precisar próximo a banheira para facilitar o processo, como xampu, sabonete, toalha, roupas, fraldas, loção, etc.
No momento do banho sempre converse muito com o bebê . Antes disso, ao tirar a fralda do bebê, sempre remova resíduos de fezes e urina com um lenço umedecido antes de colocá-lo na banheira, coloque o bebê aos poucos na água começando pelos pés e apoiando um dos braços sob a nuca do bebê.
*Inicie o banho primeiramente pelos cabelos, massageando delicadamente com um pouco de xampu, remova o produto sempre no sentido da testa para a nuca para que não ocorra contato com os olhos. o rostiho deve ser lavada do meio para os lados, ao redor do nariz e orelhas. Lave o restante do corpo em direção às pernas e pés com atenção especial às dobrinhas! Vire-o de bruços para lavar as costas de bumbum. Trata-se de um momento onde há a troca de carinho, sendo um momento sensorial, pois ele fica em contato com a mãe de uma maneira diferente. Lembrando que o ideal é que o banho não ultrapasse os 5min.


*O banho nada mais é do que responsável por diversos benefícios tanto para uma criança quanto para um adulto, pois ele mantém a higiene, protege das impurezas, alivia as cólicas sendo uma espécie de terapia calmante, descansa, retira o suor e a sujeira e mais uma série de benefícios essenciais à saúde! Com a prática, a mamãe passará a encarar esse momento como uma diversão e de brincadeiras, tornando isso mais agradável ainda para o bebê!


O que estão esperando para pegar o bebê gostoso, colocar em uma banheira peladinho com água morninha, conversar e mimar o seu pequeno…depois  deixar o “pacotinho” beeem limpinho, beeem cheiroso…hummmm!!!
 DE-LÍ-CIA!!  Pronto para ser paparicado (e esmagado) com muito amor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário