Hoje em dia, com os avanços da medicina os bebês que nascem prematuros podem viver igual e normalmente como os que nascem com 9 meses. Dependendo do grau de prematuridade, o bebê pode vir a se desenvolver sem nenhuma sequela.
Mas mesmo assim, os bebês prematuros – que nascem dentre a 24. e a 32. semana de gestação precisam de um cuidado maior. Ela pode acontecer quando a mamãe sofre alguns problemas na gravidez, como infecções, pressão alta ou diabetes.A necessidade aqui é então de um pré-natal muito bem feito. Também pode acontecer no caso de gémeos, se eles causarem esforço muito grande para a mãe. Por ter nascido antes de completar seu desenvolvimento na barriga da mãe, os bebês prematuros eles tem mais chances de complicações de saúde, como doenças respiratórias. Por isso é necessário o acompanhamento constante de um pediatra.
As sequelas ou problemas do bebê dependerão do grau de prematuridade e dos cuidados nos primeiros dias de vida, que após o parto, segue para a UTI de recém nascidos. A equipe de profissionais e aparelhos de última geração tomam conta do desenvolvimento do bebê. Talvez tenha necessidade de respirador artificial, alimentação por sonda e outros monitoradores. Importante saber que, não é porque o bebê é prematuro que ele terá problemas!
O bebê que não tiver complicações pode assim que sair do hospital ir direto para casa, isso acontece mais ou menos na 34. semana gestacional. Neste caso, as orientações dos pediatras devem ser seguidas à risca para a saúde do bebê. Além de eventuais visitas a especialistas como fonoaudiólogo ou fisioterapeuta que cuidarão de determinadas áreas do desenvolvimento dele.
Como o bebê ainda está frágil, evite que muitas pessoas façam visitas. Não deixe que pessoas com gripe ou outros tipos de doenças visitem seu pequeno. Silêncio e tranquilidade é fundamental para o bebê! Evite levar o bebê para outros ambientes fechados e que podem estar cheios para que doenças possam ser evitadas. Não canse o bebê sem necessidade com passeios demorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário